O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar

quarta-feira, 15 de maio de 2013 1 comentários

Com o tempo, é normal que o computador tenha um desgaste natural dos componentes e acumule arquivos, registros e outras tranqueiras que acabam o tornando lento e provocam falhas de funcionamento.
Se esse é o seu caso, não se desespere: antes de pegar o CD do Windows para formatar a sua máquina, confira a nossa seleção de programas que podem recuperar a vitalidade do seu PC, antes que ele entre em estágio terminal.
Neste artigo, você vai conhecer ferramentas para corrigir problemas de estabilidade do SO, solucionar a queda de desempenho da plataforma, restaurar áreas afetadas por ataques de malwares e recuperar arquivos apagados.

1. AVG Rescue CD

Os vírus tomaram conta do seu computador? O AVG Rescue CD é um aplicativo que possui um kit de ferramentas capaz de varrer o disco de armazenamento e remover possíveis ameaças do sistema – mesmo quando ele já está infectado e com problemas de funcionamento. Este programa atua durante o boot da máquina, ou seja, ele pode interceptar as pragas infiltradas antes que elas entrem em ação.
É válido ressaltar que você precisará de uma mídia óptica (CD ou DVD) para gravar o software e fazê-lo iniciar antes do carregamento do sistema operacional. Clique aqui para acessar a versão do AVG Rescue CD que pode ser usada em pendrives.
O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar

2. Easeus Todo Backup

O Easeus Todo Backup visa ajudá-lo a criar backups de segurança de seus arquivos. O software funciona a partir de uma única janela, na qual você aciona os seus recursos de maneira descomplicada.
Ele ainda possui funções para a restauração de discos de armazenamento ou diretórios específicos, a verificação da integridade das imagens criadas e a criação de cópias do seu HD. Este programa pode ser uma excelente alternativa para a ferramenta-padrão do Windows. Outro aplicativo que desempenha essa função é o Cobian Backup.

3. Kaspersky Rescue Disk

Assim como o produto da AVG mencionado anteriormente, o Kaspersky Disk Rescue é um software capaz de identificar e eliminar malwares infiltrados no PC antes que o sistema operacional seja carregado, ou seja, ele deve ser executado durante o boot da máquina por meio de mídias ópticas.
Este aplicativo tem uma interface muito parecida com a de outras ferramentas da empresa, como o Kaspersky Anti-Virus. Sem dúvida, este programa torna mais fácil, rápida e segura a remoção de pragas do computador. Você pode usar o mesmo conceito dele em pendrives com o Kaspersky USB Rescue Disk Maker.

4. CCleaner

O acúmulo de arquivos desnecessários é um dos grandes responsáveis pela lentidão do Windows. Para eliminar todo esse lixo existe o CCleaner, um pacote de ferramentas capaz de excluir cookies e caches dos navegadores, corrigir erros no Registro do sistema operacional e desinstalar softwares sem deixar rastros no disco de armazenamento.
O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar
Assim, a sua máquina deve ter memória RAM liberada para realizar processos que realmente importam. Além disso, o programa possibilita que você determine aqueles recursos que devem ou não ser carregados com o SO. Com uma interface descolada e prática, você não deve encontrar dificuldades para realizar essas tarefas. O Easy Cleaner é mais uma ferramenta com esse objetivo.

5. Iolo System Mechanic Free

Se o seu computador está mais lento que uma tartaruga, o Iolo System Mechanic Free pode ser a salvação dele. Este programa possui recursos que realizam uma otimização completa do sistema – turbinando o seu PC.
Apesar de a maioria das ferramentas oferecidas na versão gratuita do software ter um mecanismo equivalente no Windows, neste aplicativo elas estão agrupadas em uma única interface. Além disso, a possibilidade de ativação de todos os dispositivos com apenas um clique faz com que o seu uso seja muito mais intuitivo e prático.

6. Wise Registry Cleaner

É natural que, após algum tempo de uso, seu PC comece a perder desempenho e demore mais tempo para ligar. Em parte, isso se deve ao Registro do Windows estar cheio de entradas inválidas – fazendo-o ler uma infinidade de arquivos desnecessários.
Wise Registry Cleaner é uma interessante maneira de fazer uma faxina geral no Registro do seu computador. Além de limpar as entradas inválidas, o programa desfragmenta os dados “despedaçados” e aprimora algumas marcações para tornar a máquina mais rápida e eficiente. Caso este software não satisfaça as suas necessidades, você pode experimentar o Auslogics Registry Cleaner.
O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar

7. V9 PC Doctor

O V9 PC Doctor é descrito por seus desenvolvedores como uma “solução em segurança”. Mais do que oferecer recursos para a proteção do computador contra ataques maliciosos, ele disponibiliza ferramentas para a limpeza de arquivos desnecessários, a otimização da plataforma e a verificação da integridade do SO.
Ele ainda possui uma central para o download de programas e jogos, bem como um desinstalador potente – o qual exclui softwares sem abandonar qualquer resquício no disco de armazenamento.

8. Hiren's BootCD

Quando a sua máquina não iniciar, o Hiren's BootCD pode garantir que você não perca todos os seus documentos, fotos, músicas e vídeos. O programa consiste em um pacote de ferramentas para a remoção de malwares, a recuperação de discos de armazenamento, a criação de backups e a emulação de diversas versões do Windows.
Outra funcionalidade útil deste software é o mecanismo que possibilita criar, excluir e reaver partições do HD. Para complementar esse vasto leque de recursos, o Hiren's BootCD ainda conta com uma função para detectar problemas nos componentes da máquina – como disco rígido e memória RAM.

9. CD-DVD Icon Repair

CD-DVD Icon Repair é um aplicativo leve e de fácil utilização, focado na restauração do mecanismo do Windows responsável pelo reconhecimento de drives ópticos. Assim, se você estiver tendo problemas para acessar o componente de leitura de CDs e DVDs (o primeiro sintoma é o desaparecimento dos ícones dele no “Meu Computador”), este programa pode resolver o seu problema.
O PC deu pau? Este guia vai fazê-lo voltar a funcionar
Ele ainda pode resetar as configurações de reprodução automática, protegendo o seu PC contra a ação de vírus que utilizam o Autorun como porta de entrada. Esse mecanismo também funciona para drives removíveis, como pendrives e HDs externos.

Leitura complementar

Você quer aprofundar seus conhecimentos nesse assunto? Então confira a lista de artigos abaixo e aprenda mais detalhes sobre o funcionamento do Windows, como ele fica lento com o tempo, quais os motivos de ele não iniciar, as soluções possíveis para tais problemas e muito mais.
…..
Caso você conheça mais ferramentas, serviços ou procedimentos que atuem na recuperação do desempenho do sistema operacional da Microsoft, compartilhe suas experiências deixando um comentário.


1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Mdesign | TNB