Componentes da Placa Mãe - Para que Servem

quarta-feira, 15 de maio de 2013 0 comentários

Soquete e slots de memória


É fato, os principais recursos de um computador são processador (clique aqui para saber tudo sobre eles) e memória RAM. Por isso, é de suma importância que sua placa-mãe possua componentes adequados para alocar boas peças. O soquete de processador precisa ser compatível com seu chip, pois de outro modo não há encaixe ou funcionamento das peças.
Para que serve cada componente da placa-mãe [infográfico]
(Fonte da imagem: Divulgação/Asus)
Quando falamos de memória RAM, precisamos tomar alguns cuidados a mais. Nos processadores e soquetes a incompatibilidade é visível (por questões físicas), mas em pentes de memória não. Lembre-se sempre de comprar pentes com a mesma frequência e tensão elétrica (sempre respeitando as limitações da placa-mãe), assim você pode aproveitar o máximo dos recursos.

Slots de expansão

Atualmente, a maior parte das placas-mãe oferece slots de expansão PCI-Express (os padrões principais já foram PCI, PCI-x, AGP e muitos outros que podem ser vistos aqui). É a partir deles que você pode adicionar memória e processamento gráfico, funções de áudio, rede e muitas outras.
Há vários tipos de PCI-Express, cada um sendo correspondente a alguns tipos de necessidades. Por exemplo: placas de vídeo que exigem mais largura de banda de memória utilizam slots PCI-Express x16 (com mais pinos), já placas de captura de TV, que são mais modestas, podem ser conectadas a slots PCI-Express X1 (com menos pinos).

Unidades de disco

De nada adianta um computador sem espaço para armazenamento. Por isso, os conectores SATA e PATA (também conhecido como IDE) são tão importantes. Atualmente, a grande maioria dos HDs e SSDs é criada com conexões SATA, que permite muito mais rapidez nas transferências de arquivos.
Outros dispositivos que são ligados a estas mesmas conexões são as unidades de disco removível. Isso inclui leitores e gravadores de CDs, DVDs e Blu-rays. Há placas-mãe com conectores eSATA (externo), que permitem maior desempenho do que USBs na utilização de HDs externos, por exemplo.

Conectores de energia

Qual é o principal combustível de um computador? Acertou quem respondeu “energia elétrica”. Por isso, a fonte precisa enviar eletricidade para a placa-mãe, que vai distribuí-la pelos componentes da máquina. Há vários conectores espalhados pela placa, o que possibilita uma melhor distribuição e maior desempenho.
Para que serve cada componente da placa-mãe [infográfico]
(Fonte da imagem: Divulgação/ECS)

Chipset

Conjunto de chips que realiza a comunicação entre o processador e os demais componentes do computador. Na maioria das placas-mãe, eles concentram as funções das placas de rede, de som, portas USB e outros dispositivos onboard. A grande maioria dos notebooks, por exemplo, utiliza chipsets também para controle de funções de vídeo.

Painéis frontal e traseiro

As portas externas são vistas aqui. A placa-mãe geralmente já vem com os conectores traseiros (saída de áudio, vídeo, USBs e todos os outros periféricos) acoplados, mas os painéis frontais (áudio e USB) precisam de ativação. Para isso, é necessário instalar pequenas placas de conexão.
.....
Agora você está pronto para identificar os principais componentes que estão na sua placa-mãe. Com esse conhecimento, fica mais fácil saber onde ligar seus pentes de memória ou sua nova placa de vídeo. 
Infográfico por: Bruna Fujie
Texto com colaboração de: Fábio Jordão

Creditos: www.tecmundo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Mdesign | TNB